Perguntas e respostas
- Simone Oliveira
- 12 de set. de 2015
- 1 min de leitura

- Qual a postura ética do psicólogo escolar em caso de suspeita de que o aluno está sendo privado de sua infância, ou abusado sexualmente?
O psicólogo escolar, que em algum momento da terapia com o aluno suspeitar de que o mesmo esteja sofrendo abusos sexuais, ou privação de sua infância deve procurar o Conselho Tutelar e fazer a denuncia. Pois o mesmo tem a obrigação de zelar pela saúde mental e física de seu paciênte.
- Qual o papel do psicólogo escolar com a família?
Como visto na questão anterior, o psicólogo escolar tem como função se preocupar com o desenvolvimento da criança e do adolescente. Nesta situação famíliar, muitas vezes o psicologo pode exercer a função de buscar melhorias para o desenvolvimento, em técnicas estudantis e educacionais; para que haja um entrosamento com o ambiente famíliar em que assim todos participem.
- O psicólogo escolar pode recusar atendimento na insituição o qual trabalha?
Não, pois o mesmo tem de ter a postura ética para saber interagir com todo o ambiente; portanto, o mesmo exerce função educacional, diferente da psicologia clinica.
Sendo assim qualquer intervenção educacional, testes e acompanhamento do desenvolvimento estudantil o mesmo está apto para soluções, se este se encontra na instituição.
- Qual a postura ética do psicólogo escolar perante a religião dos alunos?
O mesmo é neutro, pois diferentemente de qualquer religião, etnia ou raça; todos os seres humanos são iguais, e devem ser tratados da mesma maneira.
Comments